Poética e imaginário em vídeos digitais
Abstract
A tese de doutorado intitulada Poética e imaginário em vídeos digitais busca entender o medium vídeo digital como agente capaz de ampliar as capacidades do sujeito de constituir seu devir através da profusão de imagens técnicas. Assumimos que as noções de imaginário, de poética e de devir são as bases da compreensão e da interpretação do mundo imagético ligado em rede. Abordamos a rede social YouTube como ambiente informacional de inter- relação entre as esferas da vida pessoal e profissional permitidos pela ampliação de sistemas informáticos, cultura de banco de dados (MANOVITCH, 2010), flexibilidade do medium vídeo (DUBOIS, 2004; BELTING, 2006), poética das imagens (BACHELARD, 1996), sobreposição de imaginários da Internet (FLICHY, 2007) e ator que promove agenciamentos (LATOUR, 2008). Desejamos entender de que modo o vídeo conjuga imagem técnica, imagem simbólica e devir para a constituição de um aproveitamento coordenado pelas mídias digitais. Privilegiamos uma metodologia de análise da constituição do imaginário e dos universos míticos (DURAND, 1994, 1996, 1999, 2002; BACHELARD, 1989, 1993, 1996, 1999, 2011). Priorizamos tal aporte metodológico por ir às profundezas da formação imaginária e, ao mesmo tempo, reconhecer as estruturas que repercutem sobre a paisagem dos fenômenos culturais contemporâneos. Propomos a hipótese de que a rede social YouTube é uma ambiência onde se encontram o sistema de produção imagética em escala industrial e o mundo da vida (do devir) através da imagem técnica fomentada nas formações imaginárias. Nossa análise resulta na compreensão de que a rede social congregaria, ao mesmo tempo, distintos modos de produção da imagem técnica (artesanal, industrial, semiprofissional) e de formações imaginárias envolvidos numa ambiência de lazer e de afetos.
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