Avaliação da imagem institucional: estudo de caso na UFSM
Resumo
O presente trabalho de pesquisa investigou a percepção que os discentes dos Cursos de Graduação em Desenho Industrial - Habilitação Programação Visual e Habilitação Projeto de Produto, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), têm a respeito da imagem da instituição e do próprio curso em que estão matriculados. Nesse sentido, buscou-se embasamento teórico sobre a formação da identidade, da imagem e da reputação das instituições, a fim de desvelar, também, a satisfação dos alunos de modo geral. Em razão da crescente exigência de qualidade das instituições de ensino superior por parte dos alunos, tanto atuais quanto futuros, e da forte competitividade neste segmento educacional acentuada pelo considerável patamar conquistado pelas instituições privadas, este trabalho também visa contribuir significativamente para a elaboração de estratégias competitivas de gestão acadêmica. Da coleta de dados resultaram 148 questionários preenchidos, sendo 77 de respondentes da Habilitação Programação Visual e 71 da Projeto de Produto. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso e os resultados foram apresentados e analisados de forma descritiva. Os dados obtidos com a realização da pesquisa evidenciaram, que a maior parte dos acadêmicos respondentes manifestou um bom nível de avaliação sobre a imagem institucional e sobre seus cursos. Também um bom nível de satisfação prevaleceu se observados os índices em um panorama geral. As manifestações de insatisfação, mesmo escassas, requisitam uma pesquisa minuciosa que identifique as necessidades pontuais e seu atendimento, a fim de ser obtido melhor grau de percepção e satisfação na totalidade do corpo discente.