A qualidade da experiência e suas relações com a satisfação e a intenção de retorno: o caso do parque Beto Carrero World
Abstract
Entender o que impulsiona a satisfação de um turista é uma das áreas mais relevantes das pesquisas em marketing. Na indústria do turismo, turistas satisfeitos tendem repetir a sua visita devido a sua experiência positiva. O nível de satisfação de um visitante é o resultado de diferentes fatores. Neste contexto, este estudo propõe-se a identificar quais fatores explicam a qualidade da experiência e suas relações com a satisfação e intenção de retorno dos frequentadores do parque Beto Carrero World. Visando compreender esse processo, foram identificadas as dimensões de qualidade da experiência bem como foi investigado as interrelações entre qualidade da experiência, valor da experieêcia, satisfação da experiência, imagem do parque temático e intenção de revisitar percebidos pelos frequentadores do parque temático. Para tanto, a pesquisa é considerada descritiva e com abordagem quantitativa, por meio de uma survey adaptada dos estudos de Wu, Li e Li (2014) aplicada a estudantes do ensino superior, técnico e médio do município de Santa Maria-RS e região. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2016, com 429 estudantes do ensino superior, técnico e médio distribuídos entre colégios particulares de Santa Maria e Cruz Alta, Colégio Politécnico de Santa Maria e a Universidade de Santa Maria-UFSM bem como na UFSM-Palmeira das Missões. A análise de dados compreendeu as técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas. No modelo inicial, das dez dimensões existentes, oito mantiveram todas as variáveis. Como resultado, a presente pesquisa apresentou 10 dimensões e 24 variáveis. Em relação à avaliação dos frequentadores do parque as dimensões do modelo de pesquisa, destacaram-se as variáveis EQ3- “visitar esse parque temático é uma experiência agradável” com média de 4,36 e TP2- “esse parque temático tem uma boa reputação” com média de 4,29. Notou-se que a e idade dos visitantes é o fator que mais influencia as variáveis do modelo de pesquisa, ao todo dez variáveis foram impactadas. Por meio do teste de hipóteses, destacam-se como resultados que as dimensões qualidade da experiência, valor funcional e valor emocional influenciam a satisfação da experiência dos visitantes de parques temáticos, como também por meio dos resultados estatísticos comprovou-se que a percepção de imagem do parque e a satisfação da experiência impactam a intenção de retorno dos visitantes de parques temáticos. Ainda, nota-se que o valor emocional (R = 0,719) e a percepção de imagem do parque (R = 0,631) foram às dimensões que mais influenciaram positivamente a qualidade da experiência. Contudo, comprovou-se que a qualidade da interação não impacta positivamente a qualidade da experiência.
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