A influência da mídia digital no processo de aprendizagem nos dias atuais
Resumo
Antes mesmo de saber ler e escrever as crianças reconhecem letras, números e
outros símbolos através de jogos de computador. A escola, para tornar a fase de
alfabetização significativa para o estudante, recorre a dinâmicas e didáticas de ensino.
Esse artigo examina as mídias digitais utilizadas no processo de alfabetização. A
pesquisa de cunho qualitativa foi realizada com professoras alfabetizadoras, de
escolas públicas e privadas, do município de Santa Maria/RS. A coleta de dados foi
realizada a partir de formulários enviados pela Internet, com perguntas envolvendo os
seguintes tópicos: (i) aos professores: tempo de trabalho, recursos e ferramentas
oferecidas, capacitação e critérios de utilização das mídias (ii) à escola: tempo de
utilização de computador por aluno, condições de uso dos recursos mediáticos e (iii)
aos alunos: nível socioeconômico, reações e preferencias frente às mídias digitais e
(iv) ao processo de alfabetização: facilidades e dificuldades. Após coleta e análise dos
dados, pode-se concluir que as mídias digitais, para algumas professoras, auxiliam no
processo de alfabetização e podem tornar a aprendizagem dinâmica e inovadora como
um processo de permanente construção do conhecimento.