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dc.contributor.advisorPinto, Cândida Martins
dc.creatorBarboza, Darléia Alessandra Posser
dc.date.accessioned2018-03-05T15:29:38Z
dc.date.available2018-03-05T15:29:38Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12612
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present article aims to analyze the contributions that the flipped classroom (SAI) mediated by information and communication technologies (TICs) can bring to enhance the teaching and learning of chemistry, making students more autonomous in the construction of scientific knowledge . This article is part of the qualitative case study carried out in a public school in the municipality of Cerro Grande, in the state of Rio Grande do Sul, with 10 students aged between 16 and 18 years old and the teacher-researcher. The data analysis was conducted through an evaluation questionnaire of the teaching methodology and the use of WhatsApp in the teaching of chemistry. In this approach, students should pre-study the material at home, using video and text, before being worked in the classroom. The analysis of the data allowed to conclude that the students' perceptions regarding the methodology used were positive. They pointed out that the use of TICs provided greater interaction among students in the classroom and facilitated learning. The teacher-researcher noticed the formation of collaboration groups.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSala de aula invertidapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectFlipped classroomeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectChemistryeng
dc.titleSala de aula invertida e uso das tecnologias da informação e comunicação como alternativa para o ensino de químicapor
dc.title.alternativeFlipped classroom and use of information and communication technologies as an alternative for chemistry teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições que a sala de aula invertida (SAI) mediada por tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode trazer para potencializar o ensino e a aprendizagem de química, tornando os estudantes mais autônomos na construção do conhecimento científico. Este artigo enquadra-se no estudo de caso qualitativo realizado em uma escola pública no município de Cerro Grande, no estado do Rio Grande do Sul, com 10 estudantes com faixa etária entre 16 e 18 anos de idade e a professora-pesquisadora. A análise de dados foi conduzida mediante questionário avaliativo da metodologia de ensino e o uso do WhatsApp no ensino de química. Nessa abordagem, os estudantes deveriam estudar previamente o material em casa, usando vídeos e textos, antes de ser trabalhado em sala de aula. A análise dos dados permitiu concluir que as percepções dos estudantes quanto à metodologia empregada foram positivas. Eles destacaram que o uso das TICs propiciou maior interação entre os estudantes em sala de aula e facilitou a aprendizagem. A professora-pesquisadora percebeu a formação de grupos de colaboração.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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