Sala de aula invertida e uso das tecnologias da informação e comunicação como alternativa para o ensino de química
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições que a sala de aula invertida (SAI) mediada por tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode trazer para potencializar o ensino e a aprendizagem de química, tornando os estudantes mais autônomos na construção do conhecimento científico. Este artigo enquadra-se no estudo de caso qualitativo realizado em uma escola pública no município de Cerro Grande, no estado do Rio Grande do Sul, com 10 estudantes com faixa etária entre 16 e 18 anos de idade e a professora-pesquisadora. A análise de dados foi conduzida mediante questionário avaliativo da metodologia de ensino e o uso do WhatsApp no ensino de química. Nessa abordagem, os estudantes deveriam estudar previamente o material em casa, usando vídeos e textos, antes de ser trabalhado em sala de aula. A análise dos dados permitiu concluir que as percepções dos estudantes quanto à metodologia empregada foram positivas. Eles destacaram que o uso das TICs propiciou maior interação entre os estudantes em sala de aula e facilitou a aprendizagem. A professora-pesquisadora percebeu a formação de grupos de colaboração.
Collections
The following license files are associated with this item: