Princípios do design instrucional no ensino superior: o infográfico como recurso didático multimodal
Resumo
Este estudo, que tem como tema o design instrucional aplicado a infográficos utilizados como recurso educacional no ensino superior, tem como objetivo geral analisar a aplicação de princípios do Design Instrucional em infográficos, a partir de uma atividade de estudo no ambiente virtual de aprendizagem de um curso presencial de graduação. Como objetivos específicos, pretende-se: propor aos estudantes a produção de infográficos como atividade de estudo para a abordagem de conteúdos; descrever os infográficos criados em termos de classificação e funcionalidade; refletir sobre o Design Instrucional, especificamente o uso de infográficos como recurso didático multimodal. A pesquisa é qualitativa e descritiva e, como categorias de análise, foram utilizados: os princípios do Design Instrucional, os tipos de gráficos quanto à superfície e os tipos de gráficos quanto às funções comunicacionais. Foram analisados oito infográficos produzidos por alunos de um curso superior presencial, publicados no ambiente virtual de aprendizagem. Como conclusão, ao elaborar conteúdos e sistematizar informações por meio da produção de um recurso multimodal, é favorecida a aprendizagem, pois o aluno não fica restrito a práticas de repetição de conceitos. A atividade de produção de um recurso multimodal como o infográfico requer noções de planejamento visual e habilidades de síntese e representação.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: