A gamificação como recurso didático
Resumo
Com a evolução dos recursos tecnológicos, torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas, que forneçam ao professor recursos indispensáveis à prática docente e à construção do conhecimento tanto em sala de aula como fora dela. Na tentativa de verificar a aplicabilidade da Gamificação como recurso pedagógico foi desenvolvida esta pesquisa, do tipo pesquisa-ação, com abordagens qualitativa e quantitativa, que analisou a utilização do jogo Minecraft como material didático para o ensino da geometria, especificamente nas medidas de área e perímetro. Durante esta pesquisa a rede social Facebook foi utilizada como ferramenta auxiliar na comunicação entre os participantes por meio de um grupo fechado criado com esse propósito. O embasamento da pesquisa deu-se por leituras de bibliografias que contemplavam o tema Gamificação. A partir da analise de dados levantados nos questionários e no diário de observação, verificou-se a importância da elaboração adequada das atividades a fim de motivar os estudantes e mantê-los interessados durante todo o período de desenvolvimento das atividades.
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