dc.contributor.advisor | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.creator | Martins, Mauro Janner | |
dc.date.accessioned | 2018-03-07T15:16:44Z | |
dc.date.available | 2018-03-07T15:16:44Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12634 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a study about students' perception regarding motivation, interaction experience and
impact on learning when using the SimCity game in Chemistry teaching. The activity was developed with
students from the 3rd grade of High School Integrated to Agriculture course of Instituto Federal Farroupilha -
Campus São Vicente do Sul. As methodology, it was employed the evaluation method developed by Savi
(2010) based on the Kirkpatrick (1994) training evaluation model, the ARCS motivational strategies model
(KELLER, 2009), the user experience area (TAKATALO, 2010) and the Bloom's (1956) educational
objectives taxonomy. In general the results were satisfactory, highlighting some motivation items, such as
attention and trust. Also, the challenge and fun items that compose the user experience, have highlighted
positively. About the perception of building chemistry knowledge, only a half part of the students understood
on this way, however, in the texts written by the students at the end of the activity it is clear the application of
knowledge in the game strategies. In this way, the use of the game was considered effective in the
construction of chemistry knowledge, as well as the evaluation method used provided the necessary
efficiency for teacher's reality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos digitais | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | SimCity | eng |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.title | Avaliação do jogo Simcity no ensino de química com alunos do ensino médio em São Vicente do Sul | por |
dc.title.alternative | Evaluation of the Simcity game in chemistry teaching with high school students’ in São Vicente do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta um estudo acerca da percepção dos estudantes em relação à motivação, experiência
de interação e impacto na aprendizagem do uso do jogo SimCity no ensino de Química. A atividade foi
desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária do Instituto Federal
Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Quanto a metodologia, foi utilizado o método de avaliação
desenvolvido por Savi (2010) baseado no modelo de avaliação de treinamentos de Kirkpatrick (1994), nas
estratégias motivacionais do modelo ARCS (KELLER, 2009), na área de experiência do usuário
(TAKATALO, 2010) e na taxonomia de objetivos educacionais de Bloom (1956). Os resultados obtidos
foram satisfatórios de modo geral com destaque para alguns itens relacionados à motivação, como Atenção
e Confiança. Também os itens Desafio e Divertimento que compõe a experiência do usuário, destacaram-se
positivamente. Quanto à percepção de estar construindo conhecimentos em Química, apenas a metade dos
alunos entenderam desta forma, porém, nos textos elaborados pelos estudantes ao final da atividade fica
evidente a aplicação dos conhecimentos nas estratégias do jogo. Desta maneira a utilização do jogo foi
considerada eficaz na construção de conhecimentos em Química, bem como o método de avaliação
utilizado proporcionou a eficiência necessária para a realidade do professor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |