Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedina, Roseclea Duarte
dc.creatorMartins, Mauro Janner
dc.date.accessioned2018-03-07T15:16:44Z
dc.date.available2018-03-07T15:16:44Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12634
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis paper presents a study about students' perception regarding motivation, interaction experience and impact on learning when using the SimCity game in Chemistry teaching. The activity was developed with students from the 3rd grade of High School Integrated to Agriculture course of Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. As methodology, it was employed the evaluation method developed by Savi (2010) based on the Kirkpatrick (1994) training evaluation model, the ARCS motivational strategies model (KELLER, 2009), the user experience area (TAKATALO, 2010) and the Bloom's (1956) educational objectives taxonomy. In general the results were satisfactory, highlighting some motivation items, such as attention and trust. Also, the challenge and fun items that compose the user experience, have highlighted positively. About the perception of building chemistry knowledge, only a half part of the students understood on this way, however, in the texts written by the students at the end of the activity it is clear the application of knowledge in the game strategies. In this way, the use of the game was considered effective in the construction of chemistry knowledge, as well as the evaluation method used provided the necessary efficiency for teacher's reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectSimCityeng
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.titleAvaliação do jogo Simcity no ensino de química com alunos do ensino médio em São Vicente do Sulpor
dc.title.alternativeEvaluation of the Simcity game in chemistry teaching with high school students’ in São Vicente do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo acerca da percepção dos estudantes em relação à motivação, experiência de interação e impacto na aprendizagem do uso do jogo SimCity no ensino de Química. A atividade foi desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Quanto a metodologia, foi utilizado o método de avaliação desenvolvido por Savi (2010) baseado no modelo de avaliação de treinamentos de Kirkpatrick (1994), nas estratégias motivacionais do modelo ARCS (KELLER, 2009), na área de experiência do usuário (TAKATALO, 2010) e na taxonomia de objetivos educacionais de Bloom (1956). Os resultados obtidos foram satisfatórios de modo geral com destaque para alguns itens relacionados à motivação, como Atenção e Confiança. Também os itens Desafio e Divertimento que compõe a experiência do usuário, destacaram-se positivamente. Quanto à percepção de estar construindo conhecimentos em Química, apenas a metade dos alunos entenderam desta forma, porém, nos textos elaborados pelos estudantes ao final da atividade fica evidente a aplicação dos conhecimentos nas estratégias do jogo. Desta maneira a utilização do jogo foi considerada eficaz na construção de conhecimentos em Química, bem como o método de avaliação utilizado proporcionou a eficiência necessária para a realidade do professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto