Avaliação do jogo Simcity no ensino de química com alunos do ensino médio em São Vicente do Sul
Abstract
Este artigo apresenta um estudo acerca da percepção dos estudantes em relação à motivação, experiência
de interação e impacto na aprendizagem do uso do jogo SimCity no ensino de Química. A atividade foi
desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária do Instituto Federal
Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Quanto a metodologia, foi utilizado o método de avaliação
desenvolvido por Savi (2010) baseado no modelo de avaliação de treinamentos de Kirkpatrick (1994), nas
estratégias motivacionais do modelo ARCS (KELLER, 2009), na área de experiência do usuário
(TAKATALO, 2010) e na taxonomia de objetivos educacionais de Bloom (1956). Os resultados obtidos
foram satisfatórios de modo geral com destaque para alguns itens relacionados à motivação, como Atenção
e Confiança. Também os itens Desafio e Divertimento que compõe a experiência do usuário, destacaram-se
positivamente. Quanto à percepção de estar construindo conhecimentos em Química, apenas a metade dos
alunos entenderam desta forma, porém, nos textos elaborados pelos estudantes ao final da atividade fica
evidente a aplicação dos conhecimentos nas estratégias do jogo. Desta maneira a utilização do jogo foi
considerada eficaz na construção de conhecimentos em Química, bem como o método de avaliação
utilizado proporcionou a eficiência necessária para a realidade do professor.
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