A cultura visual e o meio ambiente como componentes transversalizantes da ação educativa
Resumo
A pesquisa foi realizada em escola da rede estadual de ensino, no período
destinado ás aulas da disciplina de Educação Artística, com uma turma de 38 alunos
do primeiro ano do ensino médio. Ela baseia-se nas necessidades suscitadas pelo
mundo contemporâneo capitalista e compartimentado produzindo um novo olhar sobre
a forma com que realizamos educação, mais especificamente no trabalho
interdisciplinar entre o Ensino da Arte e a Educação Ambiental, em um contexto
didático, com metodologias, que possibilitem cruzamentos entre as áreas de
conhecimento para a mobilização de reflexões críticas. Assim, ao enfocarmos as
questões referentes ao bem estar e ao equilíbrio social pelo olhar ambiental, que se
baseia nas inter-relações e interdependências entre o ser humano e seus contextos,
estamos trabalhando com a Educação Ambiental e fazendo com que, todos possam
participar de forma ativa. Tendo como instrumento de pesquisa o Ensino da Arte
elaborando leituras e releituras de imagens, diante da percepção dos 40 alunos de
ensino médio pesquisados, através do contato com a linguagem artística, assim
puderam conseguir efetivamente uma educação do olhar, porque passaram a perceber
a poluição visual e compreenderam o meio ambiente passando para uma visão mais
complexa. Buscou-se também diante da realidade de cada sujeito, a compreensão de
sua história, sua cultura e seu entorno e efetivando assim, novos caminhos para uma
educação mais atual e eficaz.
Coleções
- Educação Ambiental [191]