Análise do instrumento de medida utilizado na autoavaliação institucional da UFSM aplicado aos seus discentes, utilizando a teoria da resposta ao item (TRI)
Fecha
2017-03-20Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A autoavaliação institucional é um importante componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (SINAES), constituindo-se em um instrumento para que as Instituições de Ensino Superior identifiquem suas potencialidades e fraquezas. Uma das atividades inerentes à autoavaliação institucional é a realização da avaliação docente. Sob essa perspectiva, o presente trabalho se propôs a analisar o instrumento de medida da avaliação docente, aplicado aos discentes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, o estudo se baseou na técnica estatística da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para avaliar a confiabilidade, a consistência interna e a unidimensionalidade do construto, além de estimar os parâmetros de dificuldade e discriminação do item, a partir da aplicação do Modelo Logístico de 2 Parâmetros (ML2). A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a probabilidade de um indivíduo responder positivamente a um item, em função dos parâmetros desse item e de sua habilidade. O tratamento e os testes estatísticos foram aplicados a uma base de dados contendo mais de 20.000 avaliações, realizadas no primeiro semestre de 2016, disponibilizada pelo Centro de Processamento de Dados da UFSM. Os resultados encontrados demonstraram que o conjunto de itens apresenta consistência interna, assim como boa qualidade de construção. O teste de dimensionalidade demonstrou que o instrumento de medida é unidimensional, medindo um único traço latente, o desempenho docente. A comparação dos parâmetros de discriminação e dificuldade estimados para a UFSM com os parâmetros estimados para os dez Centros de Ensino revelou que o comportamento dos itens é semelhante apesar das diferentes amostras. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o instrumento de medida aplicado na avaliação docente pelos discentes da instituição apresentou validade estatística quando submetido aos testes da Teoria da Resposta ao Item.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: