Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.creatorSpagnolo, Maria Alaide Crivellaro
dc.date.accessioned2018-03-15T12:21:09Z
dc.date.available2018-03-15T12:21:09Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12708
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractDue to many changes at present, the development of the human being and in the educational practices arose a demand for change in the school management. And talking about management, the leader represents the subject that enables the start of the changes, because it is through their actions that the whole process will occur. So the leader needs to be democratic, having a broad look that enables the participation of the entire school community in the planning and decision-making. It is the responsibility of the manager to build a culture of exchange of experiences in the school environment as an attitude of mutual support, sharing, collaboration and learning together. This is an inherent practice to a management that evidences a democratic position, in which all people of the school community are part of the organization that goes in search for an education success. The following monograph was prepared through literature and qualitative research which aims to investigate the influence of the manager in the performance of the school organization as well as define the profile that a leader needs for a successful management. The instruments used for the research are: literature review, document analysis and questionnaire.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLeadershipeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleO perfil do gestor educacional para a construção de uma gestão democrática na escolapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoDevido atantas mudanças na atualidade, no desenvolvimento do ser humano e nas práticas educacionais surgiu uma exigência de transformação na gestão escolar. E falando em gestão, o líder representa o sujeito que possibilita o início das mudanças, pois é através de suas ações que todo o processo vai ocorrer. Portanto, este precisa ser democrático, ter um olhar amplo, viabilizando a participação de toda comunidade escolar nos planejamentos e nas tomadas de decisões. É de responsabilidade do gestor, construir a cultura de troca de experiências no ambiente escolar como uma atitude de ajuda mútua, de partilha, de colaboração e aprendizagem em conjunto.Essa é uma prática inerente a uma gestão que evidencie postura democrática, onde todas as pessoas da comunidade escolar fazem parte da organização que caminha em busca de uma educação de sucesso. A monografia a seguir foi elaborada através de pesquisa bibliográfica e qualitativa que objetivainvestigar a influência do gestor no desempenho da organização escolar, bem como o perfil de líder necessário para uma gestão bem sucedida. Os instrumentos utilizados para a realização da pesquisa serão: revisão bibliográfica, análise de documentos e questionário.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto