Jogo analógico para o ensino de história agrária em uma escola do campo
Resumo
São frequentes as críticas ao ensino tradicional de História, baseado somente na
memorização de fatos e personagens, percebendo o movimento histórico de de
forma linear e estática. Dessa forma, faz-se necessário pensar e elaborar novas
ferramentas para o processo educativo, tendo em vista a percepção de que não há
como desvincular a escola da realidade social em que está inserida. Nesse sentido,
a presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a prática de ensino de
história elaborando um jogo analógico para ser utilizado em aula priorizando
conteúdos de ensino de história agrária brasileira. Os objetivos específicos foram:
(a) elaborar um jogo educativo para apoio ao ensino e aprendizagem de história
agrária brasileira; (b) validar o jogo com alunos do ensino fundamental de uma
escola de zona rural; (c) Averiguar o potencial educativo dos jogos incorporados na
prática pedagógica da disciplina de História, percebendo suas possibilidades e
limitações. A elaboração do jogo foi pautada pelos pressupostos da pesquisa
bibliográfica e documental priorizando uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de
caso e, para o desenvolvimento do jogo, foi necessário a sua elaboração,
planejamento, execução, para sua posterior, avaliação realizada com os alunos da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Prevedello, localizada na área
rural do município de Cruz Alta/RS, que identificaram positivamente o processo de
aprendizagem potencializado pelo jogo utilizando argumentos que vão desde o
caráter lúdico e divertido do mesmo até apontamentos sobre o efetivo envolvimento
da turma com os conteúdos propostos.
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