Tecidos têxteis: uma temática para o ensino e aprendizagem de Química
Abstract
Nesta pesquisa, utilizamos a temática “Tecidos Têxteis” para a contextualização de conteúdos
químicos, a fim de favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química
Orgânica para estudantes da 3ª série do Ensino Médio de um colégio público da cidade de
Santa Maria, RS. Para tanto, buscamos referenciais teóricos da temática escolhida “Tecidos
Têxteis” para estabelecermos as relações com os conteúdos de química correspondentes da
série escolhida. A partir disso, desenvolvemos uma proposta para abordar estes conteúdos em
sala de aula, que foi avaliada através de intervenções, as quais foram aplicadas em cinco
etapas. Utilizou-se a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos aliadas a diferentes
estratégias de ensino como as atividades experimentais e estudo de casos, para estabelecer as
relações entre os conteúdos de química com o dia a dia dos estudantes sob a perspectiva da
temática. Os resultados desta pesquisa foram obtidos por meio de diferentes instrumentos de
coleta de dados como: questionários, produções textuais, pesquisa e apresentação de
trabalhos, elaboração de relatórios, observações e anotações realizadas pela pesquisadora
durante as intervenções, os quais foram analisados segundo a Análise Textual Discursiva.
Com relação aos resultados obtidos, observou-se uma evolução na construção do
conhecimento e de diversas habilidades dos estudantes do ensino médio, que foi constatada
por meio dos instrumentos de análise utilizados. Portanto, pode-se concluir que a temática
“Tecidos Têxteis”, associada ao uso de diferentes metodologias de ensino proporcionou uma
aproximação da Química com realidade do estudante favorecendo o processo de ensino e
aprendizagem de conteúdos de Química Orgânica.
The following license files are associated with this item: