Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinto, Cândida Martins
dc.creatorLazaretti, Mônica Apolinario
dc.date.accessioned2018-03-16T15:14:42Z
dc.date.available2018-03-16T15:14:42Z
dc.date.issued2017-08-18
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12738
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article discusses the importance of Information and Communication Technologies (TIC) as a didactic tool in the teaching-learning process of students in Early Childhood Education, highlighting the problem of how pedagogical mediation can be done between educator and student, based on the playfulness and technology. With this purpose, a descriptive research is carried out, aiming to analyze if, in the school context, the use of TIC, in the case of the digital slate, can support the teaching-learning process of the students of Early Childhood Education, since The learners are also active subjects and responsible for their own learning. The methodology adopted was based on the qualitative and descriptive research, and the data were generated from the participant observation of the researcher teacher, recorded in a class diary. The result pointed out that the digital slate, triggered a process of construction of various students' knowledge, in the perspective of a playful and meaningful learning, contributing in the motor, cognitive, emotional and social development of the child. Also, it is worth emphasizing the importance of the use of TIC by increasing students' interest, participation and motivation, more meaningful learning and a productive and dynamic classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLousa digital interativapor
dc.subjectLinguagem audiovisualpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectInteractive digital slateeng
dc.subjectAudiovisual languageeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectChildreneng
dc.titleA lousa interativa e a linguagem audiovisual no processo de aprendizagem na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe interactive lousa and audiovisual language no learning process for child educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo aborda a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, destacando-se a problemática de como pode ser feita a mediação pedagógica entre educador e aluno, pautado na ludicidade e na tecnologia. Com esse propósito, realiza-se uma pesquisa descritiva, com o objetivo de analisar se, no contexto escolar, o uso das TIC, no caso a lousa digital, pode apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, uma vez que os educandos são também sujeitos ativos e responsáveis pela sua própria aprendizagem. A metodologia adotada se pautou na pesquisa qualitativa e descritiva, sendo que os dados foram gerados a partir da observação participante da professora pesquisadora, registrados em um diário de classe. O resultado apontou que a lousa digital, desencadeou um processo de construção de vários conhecimentos dos alunos, na perspectiva de uma aprendizagem lúdica e significativa, contribuindo no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança. Ainda, vale ressaltar a importância do uso das TIC pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, da aprendizagem mais significativa e de uma aula produtiva e dinâmica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto