dc.contributor.advisor | Pinto, Cândida Martins | |
dc.creator | Lazaretti, Mônica Apolinario | |
dc.date.accessioned | 2018-03-16T15:14:42Z | |
dc.date.available | 2018-03-16T15:14:42Z | |
dc.date.issued | 2017-08-18 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12738 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This article discusses the importance of Information and Communication Technologies (TIC) as a didactic tool in the teaching-learning process of students in Early Childhood Education, highlighting the problem of how pedagogical mediation can be done between educator and student, based on the playfulness and technology. With this purpose, a descriptive research is carried out, aiming to analyze if, in the school context, the use of TIC, in the case of the digital slate, can support the teaching-learning process of the students of Early Childhood Education, since The learners are also active subjects and responsible for their own learning. The methodology adopted was based on the qualitative and descriptive research, and the data were generated from the participant observation of the researcher teacher, recorded in a class diary. The result pointed out that the digital slate, triggered a process of construction of various students' knowledge, in the perspective of a playful and meaningful learning, contributing in the motor, cognitive, emotional and social development of the child. Also, it is worth emphasizing the importance of the use of TIC by increasing students' interest, participation and motivation, more meaningful learning and a productive and dynamic classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Lousa digital interativa | por |
dc.subject | Linguagem audiovisual | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Interactive digital slate | eng |
dc.subject | Audiovisual language | eng |
dc.subject | Teaching-learning | eng |
dc.subject | Children | eng |
dc.title | A lousa interativa e a linguagem audiovisual no processo de aprendizagem na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The interactive lousa and audiovisual language no learning process for child education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo aborda a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, destacando-se a problemática de como pode ser feita a mediação pedagógica entre educador e aluno, pautado na ludicidade e na tecnologia. Com esse propósito, realiza-se uma pesquisa descritiva, com o objetivo de analisar se, no contexto escolar, o uso das TIC, no caso a lousa digital, pode apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, uma vez que os educandos são também sujeitos ativos e responsáveis pela sua própria aprendizagem. A metodologia adotada se pautou na pesquisa qualitativa e descritiva, sendo que os dados foram gerados a partir da observação participante da professora pesquisadora, registrados em um diário de classe. O resultado apontou que a lousa digital, desencadeou um processo de construção de vários conhecimentos dos alunos, na perspectiva de uma aprendizagem lúdica e significativa, contribuindo no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança. Ainda, vale ressaltar a importância do uso das TIC pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, da aprendizagem mais significativa e de uma aula produtiva e dinâmica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |