A lousa interativa e a linguagem audiovisual no processo de aprendizagem na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2017-08-18Autor
Lazaretti, Mônica Apolinario
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo aborda a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, destacando-se a problemática de como pode ser feita a mediação pedagógica entre educador e aluno, pautado na ludicidade e na tecnologia. Com esse propósito, realiza-se uma pesquisa descritiva, com o objetivo de analisar se, no contexto escolar, o uso das TIC, no caso a lousa digital, pode apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, uma vez que os educandos são também sujeitos ativos e responsáveis pela sua própria aprendizagem. A metodologia adotada se pautou na pesquisa qualitativa e descritiva, sendo que os dados foram gerados a partir da observação participante da professora pesquisadora, registrados em um diário de classe. O resultado apontou que a lousa digital, desencadeou um processo de construção de vários conhecimentos dos alunos, na perspectiva de uma aprendizagem lúdica e significativa, contribuindo no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança. Ainda, vale ressaltar a importância do uso das TIC pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, da aprendizagem mais significativa e de uma aula produtiva e dinâmica.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: