As contribuições dos jogos cooperativos na educação infantil a partir do projeto "União Faz a Vida"
Resumo
O presente trabalho monográfico caracteriza-se como uma pesquisa de
campo, descritiva, ação com abordagem qualitativa, a qual visou investigar o que os
professores das escolas de Educação Infantil do município de Victor Graeff, fazem
em suas práticas com os alunos para desenvolver a proposta do Programa União
Faz a Vida , e qual a importância dada pelos mesmos em relação ao programa.
Essa pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de Educação Infantil, sendo
que uma atende a alunos de 0 a 4 anos de idade e a outra atende a alunos de 4 a 6
anos de idade. A partir da pesquisa, pode-se concluir que as escolas têm
desempenhado um importante trabalho para colocar em prática as idéias do
programa, bem como, realizar diversas atividades para desenvolver espírito de ajuda
mútua e estabelecer a cooperação entre os alunos, professores, e toda a
comunidade escolar. Há um enorme envolvimento por parte dos professores em
continuar trabalhando com o projeto União Faz a Vida, pois segundo eles através
deste consegue-se estabelecer entre os alunos um ambiente agradável e
harmonioso, para que haja a participação de todos os envolvidos no processo de
ensino aprendizagem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]