A reestruturação do ensino médio em duas escolas estaduais da região de Santa Maria - RS na perspectiva da gestão democrática
Resumo
O ensino médio politécnico faz parte de uma proposta da gestão educacional do governo do estado do Rio Grande de Sul de reestruturação do ensino médio. A implementação do politécnico iniciou no ano de 2012 e chegará aos terceiros anos do ensino médio em 2014. A partir da experiência atual do pesquisador, do relato de profissionais de educação e de alunos, todos envolvidos nesse processo, constatou-se que há escolas que estão enfrentando dificuldades na implantação dessa nova proposta. Nesse contexto, surge a necessidade da reflexão democrática acerca de: quais os desafios que os gestores de escolas estaduais do Rio Grande do Sul estão enfrentando na reestruturação do ensino médio? Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio da aplicação de questionários, onde os dados coletados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Com isso, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar quais as dificuldades que estas escolas estão enfrentando no processo de reestruturação do ensino médio. Dentre os principais problemas a serem superados estão: falta de autonomia na elaboração dos projetos pedagógicos escolares, carência de formação continuada para colocar em prática o ensino médio politécnico e empecilhos para desenvolver a interdisciplinaridade. A maioria das dificuldades foi encontrada em ambas as escolas pesquisadas, o que sinaliza para uma reavaliação das estratégias praticadas no processo de reestruturação do ensino médio.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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