O uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem
Abstract
Na era da informação com o advento dos computadores na escola, os sistemas e seus profissionais estão compelidos a rever seus processos e metodologias de trabalho. Este processo tem exigido do professor o desenvolvimento de “novos modos” de produzir a ação docente, bem como a adequação do contexto escolar para propiciar aos seus alunos espaços capazes de garantir este acesso com qualidade. Desta forma, neste trabalho destaca-se a necessidade da escola integrar em suas metodologias e práticas educativas as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS), preparando-se para mediar este acesso aos alunos. As reflexões propostas foram fomentadas no decorrer do curso de especialização, o qual tem como foco a reflexão sobre o uso das Tecnologias de Informática e Comunicação (TICS) no contexto escolar. Nesta direção, sublinha-se que uma educação democrática necessita propiciar a inserção efetiva dos sujeitos nos modos de produção e de comunicação veiculados na sociedade na qual está inserida, sendo, portanto, fundamental o desenvolvimento de ações voltadas à formação tecnológica, tanto para professores como para alunos, no contexto escolar.