A formação de pedagogos e a gestão educacional: processos formativos em discussão
Abstract
Esse estudo se vincula à linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central é formação do pedagogo e as concepções de gestão educacional e escolar de estudantes e professores formadores. O objetivo do estudo é compreender quais concepções os professores formadores e os estudantes em formação inicial do curso de Pedagogia (diurno) da UFSM apresentam acerca da gestão educacional e escolar. Pautamos nossa abordagem metodológica nos estudos de Connelly e Clandinin (1995); Bauer e Gaskell (2002); Bogdan e Biklen (1994); Bolzan (2002) e Freitas (1998, 2002, 2010). Para o estudo, utilizamos a metodologia qualitativa a qual foi desenvolvida a partir da abordagem sociocultural narrativa, por meio das vozes dos estudantes e dos professores formadores do Curso de Pedagogia (diurno). No, que tange as temáticas investigadas utilizamos os principiais estudos de Bolzan (2002, 2008, 2009); Bolzan e Isaia (2008); García (1999, 2009, 2010); Imbernón (2010, 2011); Isaia (2006, 2007); Isaia e Bolzan (2008, 2009); Libâneo (2001, 2004, 2006, 2011); Libâneo e Pimenta(1999, 2011); Lück (2000, 2008, 2009); Nóvoa (1997, 2009); Pimenta (2000, 2002); Saviani (2008, 2009) Scheibe (2008, 2010); e Silva (1999, 2003).Tendo em vista os objetivos norteadores do estudo, a análise das narrativas docentes e discentes permitiu-nos evidenciar duas dimensões categoriais. A primeira, denominada de concepções acerca da gestão, constitui-se como um conjunto de posições/ideias expressas por estudantes e professores sobre a gestão educacional e escolar, a qual é construída pelos elementos categoriais: trajetória pessoal, profissional e acadêmica; gestão educacional e escolar e a atuação do pedagogo. A segunda dimensão categorial, organização do trabalho pedagógico, caracteriza-se pela dinâmica que o curso está organizado, a distribuição das disciplinas, a organização curricular, e o trabalho pedagógico desenvolvido, a qual é composta pelos elementos categoriais: dinâmica organizacional do trabalho pedagógico; a relação teoria e prática e contradições do curso. Nesse sentido, evidenciamos que às concepções docentes estão atreladas a sua trajetória pessoal, profissional e aos processos formativos vivenciados pelos professores ao longo da carreira docente, no âmbito da gestão na educação básica, quanto na educação superior. Quanto às concepções discentes, destacamos que as concepções acerca da gestão estão sendo elaboradas ao longo do curso a partir das experiências formativas que subsidiam as compreensões acerca da gestão educacional e escolar. Ressaltamos, assim a relevância da consciência autoformativa dos estudantes em formação inicial e dos docentes em formação continuada, bem como a repercussão dessa consciência em seus processos formativos. Nesse sentido, compreendemos a complexidade da gestão educacional e escolar na totalidade e sua importância na formação para a docência.
Collections
- Gestão Educacional [292]
The following license files are associated with this item: