O caderno de educação do campo: possibilidades de reflexão sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Abstract
Este trabalho se configura como um estudo bibliográfico que se volta para a
temática sobre os Cadernos de Educação do Campo trabalhado no Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2013, com o intuito de fazer uma
reflexão acerca dos cadernos do campo. Sabemos que o Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa vem reafirmar o compromisso previsto no Decreto n
6.094, de 24 de abril de 2007, de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito
anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, bem como a meta 5 do
Projeto de Lei que trata sobre o Plano Nacional de Educação(2011-2020) que
também reforça este aspecto ao determinar a necessidade de alfabetizar todas as
crianças até, no máximo, os oito anos de idade, e ao realizarmos a analise teórica
dos cadernos do campo, notamos a importância destes ao dar maior visibilidade a
educação do campo que na maioria das vezes está colocada de forma distante das
políticas instituídas. Pois conforme as Diretrizes Operacionais para a Educação do
campo, ao pensar em Educação do campo dentro de uma política educacional
implica estar reconhecendo a identidade dos sujeitos e daqueles que fazem parte de
seu entorno. Os cadernos do campo também desmistificam as questões referentes à
educação do campo em classes multisseriadas em que muitas experiências
educacionais bem sucedidas no Uruguai tem dado êxito e qualidade de
aprendizagem. Com isso acreditamos na necessidade de romper com uma visão
fragmentada de educação e envolver a comunidade num todo, pois todos somos
gestores educacionais no qual lutamos por foco principal, que é o ensino e
aprendizagem de qualidade.
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- Gestão Educacional [298]
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