Percepção ambiental sobre a escola atual e a idealizada pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leduvina da Rosa Rossi na cidade de Santa Maria, RS
Resumo
A educação ambiental (EA) é um tema que possui embasamento em lei para ser trabalhado em todas as escolas a qual precisa ser mencionada como um marco importante da história da educação ambiental no Brasil. A Educação Ambiental é tida como um método permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros. O objetivo do trabalho foi identificar a percepção ambiental dos alunos da escola Leduvina da Rosa Rossi, referente ao ambiente escolar visando incorporar a dimensão ambiental de forma interdisciplinar via educação ambiental. No sentido mais amplo pode se dizer que a percepção ambiental é o modo como cada indivíduo sente o ambiente ao seu redor, valorizando-o em maior ou menor escala. O material utilizado para as avaliações foram desenhos a mão livre sendo organizado em três aspectos cronológicos: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento e interpretação dos resultados, sendo a primeira fase a visão da escola atual e na segunda fase a escola idealizada. Na primeira fase da avaliação podemos afirmar que a maior frequência de elementos encontrados está presente nos elementos construídos, edificação 56% enquanto que nos elementos naturais o sol possui uma frequência de 43%. Ao analisar os dados relacionados com a segunda fase da atividade sobre a percepção ambiental dos alunos sobre o lugar ideal para ser chamado de escola pode se observar que tanto os elementos naturais como construídos são essenciais, 43 e 30% respectivamente. Ao analisarmos os dados da pesquisa percebemos que além de uma visão naturalista há também uma visão humanista, ou seja, não há um sem o outro. A fase naturalista ficou evidente tanto na primeira como na segunda fase sendo elementos naturais como o sol com expressiva representação. Claro que ambos possuem definições diferenciadas. Na primeira fase o sol representa o excessivo calor que os alunos enfrentam para realizar atividades de recreio, educação física pela falta de espaço para ter um pátio arborizado para o seu lazer. Já na segunda fase representa esse anseio de integração da natureza na sua escola, com locais verdes para convívio dos alunos e professores. A fase humanista, também representada em ambas as fase salienta a importância do ambiente físico, a edificação, sendo ela entendida como o ambiente de aprendizado e necessidades de melhorias para uma melhor aprendizagem. Desse modo, percebe-se a necessidade dessa interligação da natureza com a pessoa, ensinando a conviver e a usufruir de seus recursos conscientemente.
Coleções
- Educação Ambiental [191]
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