O desenvolvimento da gestão democrática em uma escola da rede estadual do município de Cacequi/RS
Resumen
o trabalho intitulado "O desenvolvimento da Gestão Democrática em uma escola da Rede Estadual de Ensino do município de Cacequi/RS." visa investigar e analisar como ocorre a gestão democrática em uma escola da rede estadual de ensino, analisando uma escola localizada no município de Cacequi/RS. A realização dessa pesquisa buscou identificar os fatores que influenciam na gestão democrática escolar e se de fato a mesma vêm ocorrendo na rede pública, de modo que a problemática orientadora do estudo (Como a gestão democrática é implementada atualmente em uma escola da rede estadual de ensino médio de Cacequi/RS?) fosse respondida e esclarecida. O objetivo principal desse estudo consiste justamente em compreender como é desenvolvida atualmente a gestão democrática na rede pública de ensino, levando-se em consideração que o atual cenário educacional da gestão democrática procura desenvolver uma gestão participativa, o que se acredita afetar diretamente a qualidade do ensino. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através do estudo de caso baseado no contato direto do pesquisador com a situação pesquisada, com ênfase nos estudos de Ludke e André (1986) sobre o assunto. Para alcançar o proposto, pretende-se inicialmente verificar e discutir se realmente está ocorrendo a participação dos envolvidos no processo democrático da escola, investigando e analisando a visão dos educadores, dos educandos e da equipe diretiva. Para tanto, foi necessário refletir sobre a posição de alguns estudiosos sobre a temática da gestão democrática no âmbito escolar, serão consideradas as obras de Azevedo (2013), Batos (2005), Cury (2002) e Paro (1997), sobre a gestão democrática. Como também Lankshear (2008) para a metodologia da pesquisa.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: