Gestão democrática na educação infantil: reflexões a partir da escuta de gestores de escolas públicas municipais de Três Passos - RS
Visualizar/ Abrir
Data
2014-11-28Autor
Bones, Cleia de Fatima da Fonseca
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa resulta de um breve estudo realizado acerca dos processos de gestão democrática na educação infantil a partir da escuta de gestores de escolas públicas municipais de Três Passos, situado na região noroeste do Estado do Rio Grande Sul. O estudo foi realizado no decorrer do Curso de Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria Pólo de Três Passos. Formulou-se a seguinte questão de trabalho de investigação: “Quais os desafios postos aos Gestores de Ed. Infantil do município de Três Passos na implantação de uma Gestão Escolar Democrática”. E os objetivos são identificar quais as principais dificuldades encontradas para a efetiva participação dos segmentos da escola de Educação Infantil deste município nos processos de uma gestão democrática; E analisar como os gestores compreendem a gestão democrática no âmbito da educação infantil e quais os desafios apontados pelos mesmos a partir do contexto das escolas pesquisadas; Ao enfocar tal temática, partimos do entendimento de que as constantes transformações sociais, econômicas e políticas repercutem nos processos educacionais brasileiros, em particular, nas concepções e práticas de gestão escolar. Neste sentido, o enfoque da gestão Escolar democrática pauta-se na participação efetiva dos diferentes atores que compõem a comunidade escolar e, no caso da Educação Infantil, inclui também as crianças enquanto parte deste coletivo. Para tanto, é preciso promover a escuta das crianças, o que se constitui num desafio e ao mesmo tempo em novas possibilidades, partindo do entendimento da educação infantil enquanto espaço coletivo pautado nas demandas e interesses das crianças enquanto sujeitos de direitos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: