Gestão democrática na educação infantil: buscando a participação de todos
Abstract
Atualmente ouvimos muito falar em gestão democrática, porém muito mais a nível fundamental que infantil, tendo um olhar voltado à Educação Infantil apresento neste trabalho o tema gestão democrática na Educação Infantil - buscando a participação de todos; investigando como os profissionais dessa área da educação básica participam em suas escolas, para tanto, buscou-se responder, como através das reuniões pedagógicas, (re)construir espaços-tempos de participação coletiva de todos os profissionais da Educação Infantil, na perspectiva de uma gestão escolar democrática? Realizando para resolver a problematização uma pesquisa de abordagem qualitativa, que para a coleta de dados do estudo de caso apresentado utilizou um questionário, o qual foi entregue à quarenta e seis pessoas, ambas de uma escola de Educação Infantil da rede municipal no município de Sapiranga, sendo respondido por trinta e quatro participantes, os dados foram analisados através da análise de conteúdos. A pesquisa foi embasada a cerca de Gestão democrática nas reflexões de Libâneo, Luck e Freire e a respeito da Educação Infantil com as contribuições de Moss, Kishimoto, Sayão, Dornelles e Bujes. Após análise, percebeu-se que a maioria dos professores e auxiliares se mostram favoráveis a uma gestão democrática e a maioria concorda com a participação de toda a comunidade escolar da educação Infantil nas reuniões pedagógicas, sendo necessário para a troca de ideias e qualificação de todos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: