Defasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxo
Resumen
O presente trabalho visa investigar a defasagem idade/ano em uma escola estadual localizada no terceiro distrito de Cacequi/RS. A metodologia usada foi qualitativa com estudo de caso, cujo objetivo circunscreve a promoção de discussões e levantamento de estratégias que minimizem os índices de defasagem idade/ano na escola investigada. Autores como Heloísa Lück (1996/2011), Vieira (2007), Torga (2007), Dourado (2003) embasaram este trabalho e com suas publicações tornaram justificável o desenvolvimento das ideias, a confirmação dos fatos, os quais através do questionário distribuído à equipe diretiva e aos professores, e leituras feitas que a defasagem se dá pela falta de incentivo dos pais para que seus filhos estudem, pela falta de interesse dos alunos, por problemas neurológicos e pelo desestímulo de alguns professores em acreditar que sempre é tempo de alfabetizar, e que cada um tem sua capacidade de aprender. Portanto, após todas estas constatações acredita-se que o Programa “Se Liga” é uma das políticas pública que implantada na escola in lócus foi uma das maneiras encontradas para amenizar a situação em questão, tendo pela frente muito estudo, e preparando para o próximo ano o Programa “Acelera”.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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