Participação da família na escola como fator de fortalecimento institucional e promoção da cidadania - um estudo de caso
Abstract
Este trabalho visa, tendo em vista as profundas transformações da sociedade, a analisar a ação coletiva da comunidade escolar como fator de fortalecimento institucional e promoção da cidadania. Nesse sentido, torna-se cada vez mais importante entender não apenas o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, mas também os demais aspectos que compõem a construção de processos de participação e implementação de uma gestão democrática, especialmente no que diz respeito à participação efetiva da família. Assim, esta pesquisa busca conhecer a realidade de uma escola da rede pública estadual do município de Sobradinho/RS, no que se refere à participação das famílias nas ações previstas no PPP, visando o fortalecimento institucional e promoção da cidadania. Serão abordadas concepções teóricas acerca de administração, gestão escolar e Projeto Político Pedagógico, bem como suas aplicações no cotidiano da instituição pesquisada. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos técnicos de estudo de caso, através da aplicação de questionários aos gestores e membros dos conselhos. A partir desta estrutura foi possível verificar que a adesão da família às ações do Projeto Político Pedagógico ainda são incipientes, carecendo superar paradigmas históricos para efetivação da gestão participativa democrática.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: