Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
Abstract
O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses profissionais se defrontam no processo inclusivo. É importante conhecer a trajetória que a educação especial fez até chegar à inclusão, compreendendo as políticas públicas em prol desta. A educação especial sob a perspectiva da inclusão é um desafio a ser vencido pela sociedade, pelo estado e, de modo bem específico, pela escola, onde de fato a verdadeira batalha é realizada. As dificuldades e os desafios da inclusão escolar estão ligados a questões como organização da sociedade, valores que nela prevalecem, prioridades definidas pelas políticas públicas, meios efetivamente disponibilizados para a implantação dessas políticas, fatores relacionados à formação de docentes, infra-estrutura e problemas vinculados à especificidade das diferentes condições que afetam o desempenho acadêmico e a formação pessoal de sujeitos que apresentam necessidades especiais ou outras características que os introduzem na categoria de alunos especiais. A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino sempre foi um discurso distante das práticas educacionais. Por isso, devem ser criadas políticas públicas visando à inclusão social que partam de uma conscientização dos direitos do cidadão e da valorização do ser humano, quebrando a tradição assistencialista da educação especial.