Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMarin, Marilu Favarin
dc.creatorNogueira, Vanessa dos Santos
dc.date.accessioned2018-04-17T11:39:21Z
dc.date.available2018-04-17T11:39:21Z
dc.date.issued2009-12-19
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12983
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractLa presente investigación procura analizar las formaciones ideológicas en que se insertan los gestores de una escuela publica de educación primaria, ubicada en el centro de la ciudad de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil, cómo ellos se identifican, contra-indentifican y desistifican cuando expresanse a través del discurso. Considerandose tambien que tales dicursos son productos/productores de las circunstancias históricas y sociales, en sendo encharcados de ideologia y atravesados pelo inconsciente. Desarollamos el trabajo en la perspectiva de la metodologia cualitativa, componendose en un estudio de caso. Se utilizó la busca bibliografica y documental, a analisis de los datos fui guiada por los dispositivos da Analisis de Discurso (AD) de la escuela francesa, dundamentada en Pêcheux y Orlandi. La constituición del corpus se realizó pelo recorte de las charlas producidas pelos maestros sujetos de la investigación, en la avaliación institucional de la escuela.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectAnálise de discursopor
dc.subjectGestión de la educaciónspa
dc.subjectLas prácticas educativasspa
dc.subjectAnálisis del discursospa
dc.titleGestão educacional: discurso e produção de sentidospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar as formações ideológicas em que se inscreve os sujeitos gestores de uma escola pública estadual de ensino básico, localizada na região central de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, como eles se identificam, “contraidentificam” e “desidentificam” quando expressa-se através da linguagem. Considerando-se ainda, que tais discursos são produtos/produtores de circunstâncias históricas e sociais, sendo encharcados de ideologia e atravessados pelo inconsciente. Desenvolvemos o trabalho na perspectiva da metodologia qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, a análise dos dados foi guiada por dispositivos da Análise de Discurso (AD) da escola francesa fundamentada em Pêcheux e Orlandi. A constituição do corpus foi realizada pelo recorte das falas produzidas pelos professores, sujeitos da pesquisa, na avaliação institucional da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.