Mostrar el registro sencillo del ítem
Gestão educacional: discurso e produção de sentidos
dc.contributor.advisor | Marin, Marilu Favarin | |
dc.creator | Nogueira, Vanessa dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T11:39:21Z | |
dc.date.available | 2018-04-17T11:39:21Z | |
dc.date.issued | 2009-12-19 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12983 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | La presente investigación procura analizar las formaciones ideológicas en que se insertan los gestores de una escuela publica de educación primaria, ubicada en el centro de la ciudad de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil, cómo ellos se identifican, contra-indentifican y desistifican cuando expresanse a través del discurso. Considerandose tambien que tales dicursos son productos/productores de las circunstancias históricas y sociales, en sendo encharcados de ideologia y atravesados pelo inconsciente. Desarollamos el trabajo en la perspectiva de la metodologia cualitativa, componendose en un estudio de caso. Se utilizó la busca bibliografica y documental, a analisis de los datos fui guiada por los dispositivos da Analisis de Discurso (AD) de la escuela francesa, dundamentada en Pêcheux y Orlandi. La constituición del corpus se realizó pelo recorte de las charlas producidas pelos maestros sujetos de la investigación, en la avaliación institucional de la escuela. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Análise de discurso | por |
dc.subject | Gestión de la educación | spa |
dc.subject | Las prácticas educativas | spa |
dc.subject | Análisis del discurso | spa |
dc.title | Gestão educacional: discurso e produção de sentidos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca analisar as formações ideológicas em que se inscreve os sujeitos gestores de uma escola pública estadual de ensino básico, localizada na região central de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, como eles se identificam, “contraidentificam” e “desidentificam” quando expressa-se através da linguagem. Considerando-se ainda, que tais discursos são produtos/produtores de circunstâncias históricas e sociais, sendo encharcados de ideologia e atravessados pelo inconsciente. Desenvolvemos o trabalho na perspectiva da metodologia qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, a análise dos dados foi guiada por dispositivos da Análise de Discurso (AD) da escola francesa fundamentada em Pêcheux e Orlandi. A constituição do corpus foi realizada pelo recorte das falas produzidas pelos professores, sujeitos da pesquisa, na avaliação institucional da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Gestão Educacional - EaD [950]
Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD