Gestão educacional: discurso e produção de sentidos
Abstract
A presente pesquisa busca analisar as formações ideológicas em que se
inscreve os sujeitos gestores de uma escola pública estadual de ensino básico,
localizada na região central de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, como eles se
identificam, “contraidentificam” e “desidentificam” quando expressa-se através da
linguagem. Considerando-se ainda, que tais discursos são produtos/produtores de
circunstâncias históricas e sociais, sendo encharcados de ideologia e atravessados
pelo inconsciente. Desenvolvemos o trabalho na perspectiva da metodologia
qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso. Utilizou-se a pesquisa
bibliográfica e documental, a análise dos dados foi guiada por dispositivos da
Análise de Discurso (AD) da escola francesa fundamentada em Pêcheux e Orlandi.
A constituição do corpus foi realizada pelo recorte das falas produzidas pelos
professores, sujeitos da pesquisa, na avaliação institucional da escola.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]
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