O desenvolvimento profissional corresponsável na formação de professores de língua materna à luz da Teoria Holística da Atividade
Resumo
Este estudo investiga o Desenvolvimento Profissional Corresponsável (DPC),
especialmente, na formação do professor de Língua Materna (LM) à luz da Teoria
Holística da Atividade (THA). O DPC consiste em uma concepção triádica de
profissionalização, articulando, em bases de aliança e confiança recíproca, três
lugares: Academia, Graduação e Mercado. O DPC é um dos conceitos básicos da
THA, escudada por Richter (2011), cuja matriz diz respeito à inseparabilidade entre
conduta, conceito e valor no exercício profissional, ordenados de forma sistêmica, por
meio de um conjunto de critérios embasadores da parametrização de um trabalho
especializado num horizonte autopoiético, (enquadramento). O desenvolvimento da
investigação partiu da análise de uma parte do relatório de atividades do Subprojeto
Letras Português, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência – PIBID. Tendo em vista que, para se implementar um DPC, é necessária
uma aliança profissional alicerçada num elo de confiança e na adoção de um
paradigma de trabalho (enquadramento) consensual entre capacitação inicial e emserviço,
essa pesquisa parte da análise do PIBID/Português como um referencial
formativo capaz de ancorar os fatores necessários ao desenvolvimento profissional
de professores de LM. Por intermédio de um estudo de caso, no escopo das pesquisas
de base qualitativa, e através do paradigma indiciário de GINZBURG (1989), pode-se
dizer, de modo geral, que o PIBID/Português revelou-se como um referencial
formativo, com forte tendência ao ancoramento de um DPC e seus desdobramentos:
princípios de enquadramento de trabalho proposto pela THA, ausência de problemas
nas interfaces do enquadramento, configurando, consequentemente, ausência de
desvios aos meios e relações com o paradigma sociointeracionista no quadro
conceitual do ensino de Língua Materna como marca de superação do que a THA
denomina de acrasia. Em outras palavras, revelou aspectos positivos no tocante à
inseparabilidade entre conduta, conceito e valor, em uma situação triádica de
profissionalização.
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