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dc.contributor.advisorLopes, Luis Felipe Dias
dc.creatorNeu, Janice Inês
dc.date.accessioned2018-04-18T11:57:34Z
dc.date.available2018-04-18T11:57:34Z
dc.date.issued2005-01-14
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12997
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work was a study about information technology in public schools from Santa Maria city. It was used a sample, obtaining a minimal one of 303 teachers, divided proportionally in 214 teachers of eight state schools chosen by chance and 89 teachers of 10 municipal schools. The objective of this work is to show what there are in terms of projects related to information technology nowadays and to compare these with the reality of this resource in public schools in Santa Maria. 55.60% of the principals interviewed were from municipal schools, and 44.40% were from state schools. It was possible to observe that eight (of 10) municipal schools do not have classrooms with computers, whereas five (of eight) state schools have that. And the majority of the schools, which have that, has just one computer. The research shows that the majority of the schools analyzed works in three shifts (61.11%), has less than 50 teachers and less than 500 students. 21.76% from the state teachers do not have possibility to learn about information technology and 21.30% have access to it just in their schools, even though the majority of teachers has computer at home (157). However, from the municipal teachers, 28.88% do not have access to this resource; 27.78% have at most three ours per day for it, and the majority of them has computer at home (56). The main problem to learn how to use information technology in education is the lack of computer, 19.04% in state schools and 26.13% in municipal schools. The majority of state teachers (71.50%) and of municipal teachers (61.80%) have already used the Internet and see it as a way to research in classrooms. Almost all teachers (66.70%) know some institution which encourages, through courses, teachers to work with this resource in education. There are no doubts that if the information technology is used for a good education, which helps teachers to be aware of their way to teach and offers financial resources, what would be just a dream could become a reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAmostragempor
dc.subjectInformática na educaçãopor
dc.subjectPesquisa de campopor
dc.subjectSamplingeng
dc.subjectComputer science in the educationeng
dc.subjectField researcheng
dc.titleAvaliação do uso de laboratórios informatizados em escolas públicas de Santa Mariapor
dc.title.alternativeEvaluation of the use of laboratories of computer science in public schools of Snta Maria cityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoNeste trabalho desenvolveu-se um estudo sobre a informática nas escolas públicas (municipais e estaduais) de Santa Maria. Utilizou-se a amostragem estratificada, obtendo-se, assim, uma amostra mínima de 303 professores, divididos proporcionalmente em 214 professores estaduais de oito escolas sorteadas aleatoriamente e 89 municipais de dez escolas sorteadas. Este trabalho tem por finalidade dar uma visão do que existe, hoje, em termos de projetos para a informatização das escolas, bem como fazer um comparativo do que se tem em termos de informática nas escolas públicas de Santa Maria. Dos diretores entrevistados, foram 55,60% das escolas municipais e 44,40% das estaduais. Observou-se que oito (das dez) escolas municipais não possuem sala de aula informatizada e que, cinco (das oito) escolas estaduais possuem esse recurso, sendo que a maioria (42,90%) que possui sala informatizada tem, apenas, um computador. A pesquisa mostra ainda, que a maioria das escolas entrevistadas (61,11%), funciona em três turnos, possui menos de 50 professores e tem menos de 500 alunos. Dos professores estaduais, 21,76% não têm disponibilidade de tempo para a informática e, 21,30% têm disponibilidade de tempo apenas na escola, sendo que a maior parte dos professores possui computador em casa (157). Já dos professores municipais, 28,88% não têm disponibilidade de tempo para a informática e, 27,78% têm no máximo 3 horas por dia, sendo, também, que a maioria possui computador em casa (56). O principal problema para aprender a utilizar a informática na educação é não ter computador, 19,04% nas escolas estaduais e 26,13% nas escolas municipais. A maioria dos professores estaduais (71,50%) e municipais (61,80%) já usaram a Internet e vêem nela um meio de pesquisa no uso da informática em sala de aula. Mais da metade dos professores estaduais e municipais (66,70%) conhecem algum órgão que dê incentivo (cursos) aos professores para trabalhar com informática na educação. Sem dúvida, se a informática for utilizada para uma educação que visa a aprendizagem do aluno, com muito trabalho na conscientização dos professores sobre sua maneira de ensinar e com a disponibilidade de mais recursos financeiros, o que seria só um sonho pode se tornar realidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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