Avaliação do uso de laboratórios informatizados em escolas públicas de Santa Maria
Resumen
Neste trabalho desenvolveu-se um estudo sobre a informática nas escolas públicas (municipais
e estaduais) de Santa Maria. Utilizou-se a amostragem estratificada, obtendo-se, assim, uma
amostra mínima de 303 professores, divididos proporcionalmente em 214 professores
estaduais de oito escolas sorteadas aleatoriamente e 89 municipais de dez escolas sorteadas.
Este trabalho tem por finalidade dar uma visão do que existe, hoje, em termos de projetos para
a informatização das escolas, bem como fazer um comparativo do que se tem em termos de
informática nas escolas públicas de Santa Maria. Dos diretores entrevistados, foram 55,60%
das escolas municipais e 44,40% das estaduais. Observou-se que oito (das dez) escolas
municipais não possuem sala de aula informatizada e que, cinco (das oito) escolas estaduais
possuem esse recurso, sendo que a maioria (42,90%) que possui sala informatizada tem,
apenas, um computador. A pesquisa mostra ainda, que a maioria das escolas entrevistadas
(61,11%), funciona em três turnos, possui menos de 50 professores e tem menos de 500
alunos. Dos professores estaduais, 21,76% não têm disponibilidade de tempo para a
informática e, 21,30% têm disponibilidade de tempo apenas na escola, sendo que a maior parte
dos professores possui computador em casa (157). Já dos professores municipais, 28,88% não
têm disponibilidade de tempo para a informática e, 27,78% têm no máximo 3 horas por dia,
sendo, também, que a maioria possui computador em casa (56). O principal problema para
aprender a utilizar a informática na educação é não ter computador, 19,04% nas escolas
estaduais e 26,13% nas escolas municipais. A maioria dos professores estaduais (71,50%) e
municipais (61,80%) já usaram a Internet e vêem nela um meio de pesquisa no uso da
informática em sala de aula. Mais da metade dos professores estaduais e municipais (66,70%)
conhecem algum órgão que dê incentivo (cursos) aos professores para trabalhar com
informática na educação. Sem dúvida, se a informática for utilizada para uma educação que
visa a aprendizagem do aluno, com muito trabalho na conscientização dos professores sobre
sua maneira de ensinar e com a disponibilidade de mais recursos financeiros, o que seria só
um sonho pode se tornar realidade.
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