dc.contributor.advisor | Casarin, Melânia de Melo | |
dc.creator | Barcellos, Carine Martins | |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T15:26:33Z | |
dc.date.available | 2016-03-01T15:26:33Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1299 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria , RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Resumo: Falar em inclusão é citar diversos aspectos tanto históricos quanto funcionais
da educação especial no cenário nacional. A educação de surdos, que já passou por
diversas mudanças e diferentes correntes teóricas, aponta hoje dentre outros aspectos
questões relativas a acessibilidade pois, da educação infantil ao ensino superior, os
surdos tem direito legal ao acesso a informação na sua língua própria, a Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS). O presente trabalho tem por objetivo analisar a visão dos
ouvintes a respeito da presença de um colega surdo em um curso de ensino superior. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de uma entrevista semi-estruturada
constando perguntas sobre o tema sendo realizada com 5 (cinco) sujeitos ouvintes que
tivessem como colegas alunos surdos no ensino superior. A análise dos dados foi
baseada nos estudos sobre a surdez. A abordagem de pesquisa deu-se sob ótica da
pesquisa qualitativa. Os resultados mostram que ainda há uma tendência a ver o surdo
como digno de pena, mas que em ensino superior, a presença deles em sala, tem sido
uma boa proposta para a socialização e o maior conhecimento sobre a questão. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |