Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
Resumo
Resumo: Falar em inclusão é citar diversos aspectos tanto históricos quanto funcionais
da educação especial no cenário nacional. A educação de surdos, que já passou por
diversas mudanças e diferentes correntes teóricas, aponta hoje dentre outros aspectos
questões relativas a acessibilidade pois, da educação infantil ao ensino superior, os
surdos tem direito legal ao acesso a informação na sua língua própria, a Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS). O presente trabalho tem por objetivo analisar a visão dos
ouvintes a respeito da presença de um colega surdo em um curso de ensino superior. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de uma entrevista semi-estruturada
constando perguntas sobre o tema sendo realizada com 5 (cinco) sujeitos ouvintes que
tivessem como colegas alunos surdos no ensino superior. A análise dos dados foi
baseada nos estudos sobre a surdez. A abordagem de pesquisa deu-se sob ótica da
pesquisa qualitativa. Os resultados mostram que ainda há uma tendência a ver o surdo
como digno de pena, mas que em ensino superior, a presença deles em sala, tem sido
uma boa proposta para a socialização e o maior conhecimento sobre a questão.