A importância da biblioteca e da leitura para jovens cumprindo medida sócio-educativa de internação na FASE/RS
Resumen
A presente pesquisa foi realizada na Biblioteca Dona Margarida do Centro de Internação Provisória Carlos Santos, CIPCS, na cidade de Porto Alegre, Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, FASE/RS, que atende adolescentes de 12 a 18 anos autores de atos infracionais, aguardando a sentença judicial. O objetivo deste estudo consiste em investigar a importância da Biblioteca e da leitura como ferramenta de inclusão para os jovens, que cumprem medidas sócio-educativas de internação. A biblioteca é o espaço aberto de promoção da leitura e escrita e das atividades de educação não formal em parceria com o ensino formal, oferecido pelo sistema de educação em funcionamento na Instituição. Neste contexto, a biblioteca é concebida como uma ponte entre a realidade interna e externa dos muros da FASE/RS, através da promoção da cultura na construção de novos saberes, promovendo a inclusão social e cidadania de adolescentes em conflito com a lei.
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