Proposta interventiva no desempenho de variáveis cognitivas e motoras de pré-escolares
Resumo
O desempenho em variáveis cognitivas e motoras são fatores preponderante para o desenvolvimento do sujeito. Esse desenvolvimento caracteriza-se por ser um processo contínuo que ocorre durante toda a vida das pessoas. Existem estudos que tem diagnosticado um baixo nível desenvolvimento motor nas crianças. Esses baixos níveis podem levar a diferentes problemas como um déficit no desempenho acadêmico ou até a doenças decorrentes da falta de adesão ao movimento. Neste sentido, tem-se como objetivo avaliar os efeitos de uma proposta interventiva no desempenho de variáveis cognitivas e motoras de pré-escolares. O estudo é caracterizado como experimental. O grupo da pesquisa foi composta 24 crianças com idade entre 5 e 6 anos da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria. Os participantes do estudo foram selecionados de acordo com os critérios pré-estabelecidos, para posterior divisão em grupo experimental 1, grupo experimental 2 e grupo controle. Foram avaliados atenção/concentração, a motricidade fina e o tempo de reação simples pelo Sistema de Testes de Viena e o equilíbrio e coordenação óculo-segmentar pela Bateria de Performance Motora de Bruininsky-Ozeretsky. O grupo experimental 1 submeteu-se a uma intervenção de atividades motoras com ênfase em ensino dirigido e ensino livre e o G2 sofreu uma intervenção com ênfase em ensino livre, ambas compostas por aulas de 40 minutos,3 vezes por semana, totalizando, 24 aulas. Na análise estatística foi realizada a estatística descritiva para representação dos grupos da pesquisa. Já para a realização dos testes de hipóteses foi realizado inicialmente o teste de esfericidade, seguido da ANOVA de 2 vias. Os resultados da dissertação desmembraram-se em dois artigos: o artigo I denominado “Proposta interventiva para crianças pré-escolares” com a descrição detalhada da metodologia utilizada na proposta interventiva. E o artigo II denominado “Efeitos da proposta interventiva no desempenho de variáveis cognitivas e motoras de pré-escolares ”, com a aplicação da proposta interventiva. Os resultados do artigo II apontam melhora significativa em favor do grupo com proposta interventiva apenas variável equilíbrio. Conclui-se que a proposta interventiva melhorou o desempenho na variável motora de equilíbrio de pré-escolares. Contudo, as outras variáveis não apresentaram melhoras estatisticamente significativas e isso pode ser atribuído aos fatores ambientais intervenientes a proposta.
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