O uso do computador para potencializar a prática pedagógica na zona rural
Abstract
Este artigo descreve um estudo referente ao uso de diferentes tipos de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas (TIC’s) à Educação, potencializadas pelo uso do computador na área pedagógica, pelos docentes de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada na zona rural. Com o objetivo de orientar os docentes no processo de inclusão digital, foi apresentada uma palestra e disponibilizados materiais digitais fornecidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Sant’Ana do Livramento. Para direcionar tais ações, foi realizada uma pesquisa, delineada por um levantamento, elaborado através de um questionário estruturado, visando descobrir os tipos de tecnologias aplicadas na prática pedagógica destes docentes, bem como identificar seus respectivos conhecimentos nesta área. Os dados do questionário serviram como base para criar a palestra. Através da análise dos resultados do questionário, foi possível identificar que os docentes não utilizam a sala de informática da escola pedagogicamente e da mesma forma, não exploram pedagogicamente as TIC’s. Entretanto, a grande maioria destes profissionais diz acreditar que estes recursos potencializam a prática pedagógica. Com este estudo, conclui-se que a não aplicação das TIC’s na prática pedagógica, deve-se a falta de capacitação dos docentes nesta área, bem como a carência de esclarecimentos e suporte técnico continuado sobre o tema. Através da capacitação continuada, os mesmos poderão explorar todas as ferramentas disponibilizadas pelo computador, enriquecendo sua prática docente.
Collections
The following license files are associated with this item: