Tensões entre esferas de governo na educação a distância: a legislação federal e a gestão da UNITINS
Resumo
Esta é uma investigação cujo objetivo principal foi o de explorar e compreender criticamente aspectos da gestão dos cursos superiores na modalidade a distância da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) no que tange à interação com os entes legislativos e administrativos federais da área. Para responder às questões propostas, fizemos um levantamento de documentos oficiais, de jornais e de revistas, bem como de teses e dissertações de profissionais da Unitins, nas quais certas práticas pedagógicas, gerenciais e administrativas internas foram descritas. A análise se baseou em referenciais da área da educação a distância e da gestão democrática da educação. Concluímos que vigorou a lógica de mercado na gestão da educação a distância na Unitins, com a priorização de lucros e rendas. Com isso, eram baixos os índices de qualidade em educação a distância da Unitins, devido a situações como as constantes mudanças de comando e a alta rotatividade de profissionais docentes. Por outro lado, os agentes governamentais federais tiveram um papel crescentemente ativo na garantia da qualidade dos cursos da Unitins, especialmente a partir de uma denúncia de alunos da instituição, e ao longo de 2008 e 2009 não mediram esforços para garantir uma solução adequada para os alunos no processo de descredenciamento da instituição.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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