Mapeando o uso de materiais didáticos virtuais para o ensino de Matemática na educação básica
Resumo
Esse artigo é o resultado da pesquisa de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Mídias na Educação, realizada pela Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo dessa pesquisa é mapear os elementos que favorecem o uso efetivo de materiais didáticos virtuais (MDVs) na sala de aula. O eixo metodológico da pesquisa é a abordagem qualitativa, onde os dados dapesquisa foram obtidos através da realização de um questionário, encaminhado por e-mail, para professores participantes do curso Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da Matemática na Educação Básica. Os dados coletados com o questionário foram organizados através de mapas conceituais, no software CMAP TOOLS, o qual possibilitou a análise e compreensão das questões norteadoras da pesquisa. Os resultados indicam que os processos de construção de sentidos e conhecimento sobre o uso de MDVs estão diretamente associados com as relações dinâmicas que se processam na mediação, interação e nas trocas estabelecidas na escola e na sociedade.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]