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dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorNascimento, Carolina Pereira do
dc.date.accessioned2018-05-02T15:44:08Z
dc.date.available2018-05-02T15:44:08Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13092
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD , RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorpor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.subjectDiversidadepor
dc.titleFormação de professores e a escola inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Januária, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa visa levantar e analisar a formação de professores nas perspectivas da Escola Inclusiva e questões atuais a partir de políticas públicas inovadoras para o atendimento educacional de todos. A formação acadêmica e profissional nos impulsionou a escolher este tema de formação de professores e a escola inclusiva como prioritária para o sucesso da Educação Inclusiva. Procuramos então tratar de reflexões e teorias de autores que fundamentam esta escolha. Consideramos que com uma escola voltada para a diversidade humana e participativa, valorizando o trabalho coletivo, de grupos, onde as classes sejam locais de aprendizagens, relações sociais e afetivas os alunos aprendem e se formam como cidadãos críticos e integrantes da sociedade. A postura dos professores deve ser de mediador, capazes, comprometidos com a formação continuada frente ao novo paradigma educacional, abertos a discussão, reflexão e ação. Tendo como principio básico a igualdade de direitos, respeitando as diferenças individuais, culturais, sociais e ritmo de aprendizagem. Neste sentido, é sabido que a formação de professores na tendência reflexiva se configura como uma política de valorização do desenvolvimento profissional e pessoal que deve permear o seu pensamento e sua prática educativa, fazendo valer deu papel de intelectual crítico que é um grande passo na implementação da escola inclusiva. A inclusão e uma proposta, um ideal. Se quisermos que nossa sociedade seja acessível, que dela todas as pessoas com deficiência possam participar em igualdade de oportunidades, é preciso fazer desse ideal uma realidade a cada dia. A ação de cada um de nós, das instituições e dos órgãos, deve ser pensado e executada no sentido de divulgar os direitos, a legislação e implementar ações que garantam o acesso de todos. Para isso é essencial que a escola possa contar com profissionais preparados e competentes com sua formação acadêmica e continuada para viabilizar futuras mudanças necessárias sobre a postura e olhar inclusivo de toda sociedade. A pesquisa utiliza metodologias qualitativas e quantitativas com leituras de livros e textos variados de revistas educativas, selecionados, segundo os parâmetros de conhecimentos satisfatórios e fundamentação teórica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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