Formação de professores e a escola inclusiva
Abstract
Esta pesquisa visa levantar e analisar a formação de professores nas perspectivas da Escola Inclusiva e questões atuais a partir de políticas públicas inovadoras para o atendimento educacional de todos. A formação acadêmica e profissional nos impulsionou a escolher este tema de formação de professores e a escola inclusiva como prioritária para o sucesso da Educação Inclusiva. Procuramos então tratar de reflexões e teorias de autores que fundamentam esta escolha. Consideramos que com uma escola voltada para a diversidade humana e participativa, valorizando o trabalho coletivo, de grupos, onde as classes sejam locais de aprendizagens, relações sociais e afetivas os alunos aprendem e se formam como cidadãos críticos e integrantes da sociedade. A postura dos professores deve ser de mediador, capazes, comprometidos com a formação continuada frente ao novo paradigma educacional, abertos a discussão, reflexão e ação. Tendo como principio básico a igualdade de direitos, respeitando as diferenças individuais, culturais, sociais e ritmo de aprendizagem. Neste sentido, é sabido que a formação de professores na tendência reflexiva se configura como uma política de valorização do desenvolvimento profissional e pessoal que deve permear o seu pensamento e sua prática educativa, fazendo valer deu papel de intelectual crítico que é um grande passo na implementação da escola inclusiva. A inclusão e uma proposta, um ideal. Se quisermos que nossa sociedade seja acessível, que dela todas as pessoas com deficiência possam participar em igualdade de oportunidades, é preciso fazer desse ideal uma realidade a cada dia. A ação de cada um de nós, das instituições e dos órgãos, deve ser pensado e executada no sentido de divulgar os direitos, a legislação e implementar ações que garantam o acesso de todos. Para isso é essencial que a escola possa contar com profissionais preparados e competentes com sua formação acadêmica e continuada para viabilizar futuras mudanças necessárias sobre a postura e olhar inclusivo de toda sociedade. A pesquisa utiliza metodologias qualitativas e quantitativas com leituras de livros e textos variados de revistas educativas, selecionados, segundo os parâmetros de conhecimentos satisfatórios e fundamentação teórica.
Collections
The following license files are associated with this item: