A formação do professor de Educação Física: perspectivas profissionais na escola a partir de fragmentos de vida
Abstract
O presente estudo focalizou as trajetórias de vida de dois professores de
Educação Física do Ensino Fundamental (A e B) atuantes em uma escola Municipal de
Santa Maria-RS. Tentou-se apresentar, analisar e compreender as imagens que
marcaram a escolha pela docência, verificando a satisfação e as perspectivas
profissionais dos professores de Educação Física na escola. Os motivos que levaram os
indivíduos participantes desta pesquisa a escolherem a carreira de professor de
Educação Física são distintos, sendo decisões tomadas durante a infância ou
adolescência e que se consolidaram na fase adulta, entre os quais podemos destacar a
vocação, o gosto pela prática de atividades físicas, em especial dos esportes. A
satisfação no trabalho pode resultar na percepção, sobre até que ponto as atividades que
você desenvolve em seu trabalho atendem a valores considerados importantes,
funcionando como interação das experiências no trabalho e os valores pessoais. Foi
verificado que os sentimentos de satisfação dos professores de Educação Física estão
ligados à afetividade com os alunos e as boas relações com as pessoas da Instituição
escolar. Os sentimentos de insatisfação em compensação retratam o abandono/ descaso
com o ensino público. Na busca por uma Educação Física com mais qualidade
concentra-se a importância da valorização do professor. Um profissional que encontra
condições adequadas de trabalho apresenta resultados mais satisfatórios em sua
profissão. Essas melhorias sejam elas de infra-estrutura física, de relações pessoais, com
uma maior valorização da disciplina de Educação Física, trazem a tona uma melhor
qualidade de vida, satisfação e bem-estar ao professor.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: