Mostrar el registro sencillo del ítem
Projeto político-pedagógico: a escola que temos e a escola que queremos
dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Oliveira, Andréa Silva de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-03T13:47:51Z | |
dc.date.available | 2018-05-03T13:47:51Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13096 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to investigate the processes of a PPP School state public School in São Leopoldo/RS. The methodological procedures were based on qualitative research of type descriptive case study, in which five teachers answered a semi-structured interview. There followed three steps to analyze the information: reduction, presentation and conclusion. Also, there was documentary analysis of the PPP. After investigation, it became evident that to restructure its Political-Pedagogical Project, the School has several challenges to follow. The first will seek parents' motivation to participate and monitor the school life of their children, being more present, the second redesign of its systematic meetings with students responsible for creating a culture of understanding of the need to share the medium and long term. And, in parallel, start the movement to restructure its PPP with segments already engaged: students, faculty and staff. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Political-pedagogical project | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Projeto político-pedagógico: a escola que temos e a escola que queremos | por |
dc.title.alternative | Political educacional project – the school that we have and the school that we want | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho teve por objetivo investigar os processos do Projeto Político Pedagógico de uma Escola pública estadual de ensino fundamental no município de São Leopoldo/RS. Os procedimentos metodológicos foram baseados na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso descritivo, na qual cinco professores responderam a uma entrevista semi-estruturada. Seguiram-se três etapas para análise das informações: redução, apresentação e conclusão. Também, realizou-se análise documental do PPP. Após a investigação, ficou evidente que para reestruturar seu Projeto Político-Pedagógico, a Escola tem vários desafios a seguir. O primeiro, será buscar a motivação dos pais para que participem e acompanhem a vida escolar de seus filhos, sendo mais presentes; o segundo, reformular sua sistemática de reuniões com os responsáveis pelos alunos, criando uma cultura de entendimento da necessidade de participação a médio e longo prazo. E ainda, em paralelo, iniciar o movimento de reestruturação de seu PPP com os segmentos já engajados: alunos, professores e funcionários. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Gestão Educacional - EaD [950]
Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD