Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorOliveira, Andréa Silva de
dc.date.accessioned2018-05-03T13:47:51Z
dc.date.available2018-05-03T13:47:51Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13096
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the processes of a PPP School state public School in São Leopoldo/RS. The methodological procedures were based on qualitative research of type descriptive case study, in which five teachers answered a semi-structured interview. There followed three steps to analyze the information: reduction, presentation and conclusion. Also, there was documentary analysis of the PPP. After investigation, it became evident that to restructure its Political-Pedagogical Project, the School has several challenges to follow. The first will seek parents' motivation to participate and monitor the school life of their children, being more present, the second redesign of its systematic meetings with students responsible for creating a culture of understanding of the need to share the medium and long term. And, in parallel, start the movement to restructure its PPP with segments already engaged: students, faculty and staff.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPolitical-pedagogical projecteng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleProjeto político-pedagógico: a escola que temos e a escola que queremospor
dc.title.alternativePolitical educacional project – the school that we have and the school that we wanteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsse trabalho teve por objetivo investigar os processos do Projeto Político Pedagógico de uma Escola pública estadual de ensino fundamental no município de São Leopoldo/RS. Os procedimentos metodológicos foram baseados na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso descritivo, na qual cinco professores responderam a uma entrevista semi-estruturada. Seguiram-se três etapas para análise das informações: redução, apresentação e conclusão. Também, realizou-se análise documental do PPP. Após a investigação, ficou evidente que para reestruturar seu Projeto Político-Pedagógico, a Escola tem vários desafios a seguir. O primeiro, será buscar a motivação dos pais para que participem e acompanhem a vida escolar de seus filhos, sendo mais presentes; o segundo, reformular sua sistemática de reuniões com os responsáveis pelos alunos, criando uma cultura de entendimento da necessidade de participação a médio e longo prazo. E ainda, em paralelo, iniciar o movimento de reestruturação de seu PPP com os segmentos já engajados: alunos, professores e funcionários.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.