A participação da comunidade na consolidação da gestão escolar democrática
Resumo
Este trabalho de pesquisa está voltado às relações entre gestão democrática e a
participação da comunidade escolar, tendo como base os preceitos educacionais propostos na
Constituição Federal de 1988, assim como na Lei Diretrizes de Bases da Educação Nacional
(LDBN 9,394/96), sobre a democratização da educação. Nesse sentido, objetivou-se realizar um
estudo sobre a democratização da gestão escolar, tendo por base a participação e o
comprometimento dos professores, funcionários, alunos e pai: compreender os subsídios e linhas
de ação relativas à construção e ao desenvolvimento do convívio democrático na escola básica;
conhecer e compreender como ocorre a gestão democrática na escola pública, tendo por base o
compartilhamento de decisões e ações político-pedagógico pela comunidade escolar. Para atingir
tais finalidades, optou-se por desenvolver estudo de caso de abordagem qualitativa, em que foi
aplicado questionário com perguntas abertas a integrantes de uma Escola Básica Estadual de
Redentora/RS. Observando a realidade da escola pesquisada e analisando as contribuições dos
pesquisados, no que tange as proposições desta pesquisa, verificou-se que tanto Equipe diretiva
como a comunidade escolar precisam compreender melhor os preceitos de gestão educacional,
em especial os relacionados á democratização da escola básica. Defende-se a importância de a
comunidade escolar, de maneira geral, comprometer-se e ser conhecedora dos princípios e
mecanismos de gestão democrática. Assim sendo, cabe à equipe diretiva assumir papel
democrático-participativo e, portanto, de articulação de práticas administrativo-pedagógicas com
a comunidade escolar que estejam ancoradas no trabalho participativo e coletivo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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