Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorOliveira, Judite Soares de
dc.date.accessioned2018-05-07T15:21:11Z
dc.date.available2018-05-07T15:21:11Z
dc.date.issued2010-12-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13120
dc.descriptionMonografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractActions from outside the school environment directly interfere in the learning process of the students. In face of so many interfering factors is the family, space where the individuals construct their first links, which involves affective, cognitive, social and emotional aspects. In this context, the family plays a fundamental role not in the school life of the individual, but also in its whole social context. The Educational Basic and Guidelines Law - 9394/96, defines in its registries the importance of democratic and cooperative management, proposing opportunities for participation and partnership of the family in the school medium. This way, this study presents the following axis of reflection: the partnership between family and school, emphasizing the importance of the first inter-relation with the other school scenarios segments, aiming for a better use of student in the learning and teaching process as new proposal to the school management in a democratic and participative dimension. In study was developed based on already developed theory, under a bibliographic study and document research with questionnaire application in the following segments: management group, family and teacher, where it was evidenced that the family develops a fundamental role in the child learning together with the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectManagementeng
dc.titleEscola e família – uma relação essencial para a qualidade da educação na escola públicapor
dc.title.alternativeSchool and family - a relationship key to the quality of education in public schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAs ações externas ao ambiente escolar interferem diretamente no processo de aprendizagem do aluno. Diante de tantos fatores interferentes está a instituição família, espaço onde o indivíduo realiza seus primeiros vínculos, os quais envolvem aspectos afetivos, cognitivos, sociais e emocionais. Neste contexto, a família, desenvolve um papel fundamental não apenas na vida escolar do individuo, mas em todo o contexto social. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação- Lei 9394/96, demarca em seus registros a importância da gestão democrática e participativa, propondo oportunidades para a participação e parceria da família no âmbito escolar. Desta forma, o estudo apresentará como eixo de reflexão: a parceria família e escola, ressaltando a importância da primeira na inter-relação com os demais segmentos no cenário escolar, visando um melhor aproveitamento do aluno no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista, uma proposta de gestão escolar em uma dimensão democrática e participativa. Nessa perspectiva, o estudo foi desenvolvido através de fundamentação teórica, a partir de estudo bibliográfico e pesquisa documental, com aplicação de questionário nos segmentos: grupo gestor, família e professores, a partir disso foi possível evidenciar que a família desenvolve um papel fundamental no processo de aprendizagem da criança em parceria com a escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto