dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Oliveira, Judite Soares de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-07T15:21:11Z | |
dc.date.available | 2018-05-07T15:21:11Z | |
dc.date.issued | 2010-12-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13120 | |
dc.description | Monografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Actions from outside the school environment directly interfere in the learning
process of the students. In face of so many interfering factors is the family, space
where the individuals construct their first links, which involves affective, cognitive,
social and emotional aspects. In this context, the family plays a fundamental role
not in the school life of the individual, but also in its whole social context. The
Educational Basic and Guidelines Law - 9394/96, defines in its registries the
importance of democratic and cooperative management, proposing opportunities
for participation and partnership of the family in the school medium. This way, this
study presents the following axis of reflection: the partnership between family and
school, emphasizing the importance of the first inter-relation with the other school
scenarios segments, aiming for a better use of student in the learning and
teaching process as new proposal to the school management in a democratic and
participative dimension. In study was developed based on already developed
theory, under a bibliographic study and document research with questionnaire
application in the following segments: management group, family and teacher,
where it was evidenced that the family develops a fundamental role in the child
learning together with the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.title | Escola e família – uma relação essencial para a qualidade da educação na escola pública | por |
dc.title.alternative | School and family - a relationship key to the quality of education in public schools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | As ações externas ao ambiente escolar interferem diretamente no processo de
aprendizagem do aluno. Diante de tantos fatores interferentes está a instituição
família, espaço onde o indivíduo realiza seus primeiros vínculos, os quais
envolvem aspectos afetivos, cognitivos, sociais e emocionais. Neste contexto, a
família, desenvolve um papel fundamental não apenas na vida escolar do
individuo, mas em todo o contexto social. A Lei de Diretrizes e Bases da
Educação- Lei 9394/96, demarca em seus registros a importância da gestão
democrática e participativa, propondo oportunidades para a participação e
parceria da família no âmbito escolar. Desta forma, o estudo apresentará como
eixo de reflexão: a parceria família e escola, ressaltando a importância da primeira
na inter-relação com os demais segmentos no cenário escolar, visando um melhor
aproveitamento do aluno no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista,
uma proposta de gestão escolar em uma dimensão democrática e participativa.
Nessa perspectiva, o estudo foi desenvolvido através de fundamentação teórica, a
partir de estudo bibliográfico e pesquisa documental, com aplicação de
questionário nos segmentos: grupo gestor, família e professores, a partir disso foi
possível evidenciar que a família desenvolve um papel fundamental no processo
de aprendizagem da criança em parceria com a escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |