Escola e família – uma relação essencial para a qualidade da educação na escola pública
Abstract
As ações externas ao ambiente escolar interferem diretamente no processo de
aprendizagem do aluno. Diante de tantos fatores interferentes está a instituição
família, espaço onde o indivíduo realiza seus primeiros vínculos, os quais
envolvem aspectos afetivos, cognitivos, sociais e emocionais. Neste contexto, a
família, desenvolve um papel fundamental não apenas na vida escolar do
individuo, mas em todo o contexto social. A Lei de Diretrizes e Bases da
Educação- Lei 9394/96, demarca em seus registros a importância da gestão
democrática e participativa, propondo oportunidades para a participação e
parceria da família no âmbito escolar. Desta forma, o estudo apresentará como
eixo de reflexão: a parceria família e escola, ressaltando a importância da primeira
na inter-relação com os demais segmentos no cenário escolar, visando um melhor
aproveitamento do aluno no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista,
uma proposta de gestão escolar em uma dimensão democrática e participativa.
Nessa perspectiva, o estudo foi desenvolvido através de fundamentação teórica, a
partir de estudo bibliográfico e pesquisa documental, com aplicação de
questionário nos segmentos: grupo gestor, família e professores, a partir disso foi
possível evidenciar que a família desenvolve um papel fundamental no processo
de aprendizagem da criança em parceria com a escola.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: