Um estudo sobre o trabalho pedagógico das normalistas negras do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac de Santa Maria/RS
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2016-11-10Metadatos
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A presente pesquisa ―Um estudo sobre o trabalho pedagógico de normalistas negras do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac de Santa Maria/RS‖ insere-se na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Esse estudo teve intenção de dar continuidade e contribuir com os estudos sobre trabalho pedagógico, promovidos pelo grupo de pesquisa Kairós – Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas – além de promover debate sobre as relações étnico-raciais no contexto escolar Esse estudo foi realizado a fim de responder à seguinte problematização: como as normalistas negras do período de 1964 a 1996, do Instituto Estadual Olavo Bilac, discursivisam a relação entre o trabalho pedagógico e a questão racial no contexto escolar? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os discursos das normalistas negras sobre as questões referentes ao trabalho pedagógico e às relações étnico-raciais, na perspectiva dialética. Para produzir esse estudo organizou-se um referencial teórico sobre trabalho pedagógico e a integração do negro na sociedade de classe, fundamentado no materialismo histórico dialético, a partir das categorias de conteúdo: trabalho pedagógico das normalistas negras e integração do negro na sociedade de classes. Esse estudo foi desenvolvido em momentos: a) no primeiro momento, foi realizado o levantamento de bibliografia sobre o tema da pesquisa. Após, foi efetuada a identificação dos sujeitos da pesquisa. b) no segundo momento foi proposto às normalistas negras do Instituto Estadual Olavo Bilac uma entrevista pré-estruturada. c) no terceiro momento, foi realizado o grupo de interlocução com as normalistas negras. d) no quarto e último estágio, foi executada análise dos dados produzidos nos momentos anteriores. Através da análise dos discursos das normalistas negras foi possível entender que as normalistas conseguem estabelecer relações entre o trabalho pedagógico e relações étnico-raciais. Elas relatam em seus discursos suas percepções sobre seu trabalho pedagógico, entendendo que esse abrange a produção de conhecimento, o planejamento da aula, o domínio do conteúdo, a formação dos professores e a relação entre o (a) professor (a) e o (a) estudante. Elas relataram também situações de racismo que ocorreram no período em que realizaram o Curso Normal e, após esse período, no trabalho como professora. Essas situações de racismo são uma das barreiras que as professoras negras têm que superar a fim de integrar-se à sociedade de classe. Por fim, destaca-se a relevância de um trabalho pedagógico crítico que promova as relações igualitárias no contexto escolar.
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