A educação matemática a partir do olhar dos gestores educacionais
Resumen
Este trabalho tem como objetivo conhecer a representação que os Gestores
Educacionais tem a cerca da Educação Matemática nas três escolas de Ensino
Fundamental do Município de Mormaço. Como metodologia utilizou-se uma
pesquisa de cunho qualitativa, com análise dos dados coletados em campo
confrontando-os com teóricos pertinentes. Também foram realizadas análises sobre
a temática junto aos PPPs das referidas escolas. Este estudo monográfico está
organizado da seguinte maneira: Introdução, Minha Trajetória de Encontro ao Tema,
Metodologia, Análise e Discussão dos Resultados, Com a palavra os Gestores
Educacionais, Considerações Finais e Referências. Por ser um assunto que merece
profundas reflexões a Gestão Democrática, vem sendo discutida com mais ênfase
nos dias atuais. Nessa perspectiva, não podemos pensá-la separadamente da
Educação Matemática, pois esta está em constantes relações com a mesma. A partir
dos dados coletados, percebemos que nas concepções dos gestores educacionais e
nas abordagens dos PPPs dessas escolas, a Educação Matemática contribui para
desenvolvimento da formação cidadania reforçando assim a construção de uma
gestão democrática participativa na escola. Ficou constatado o potencial da
Educação Matemática como ferramenta na construção de uma educação de
qualidade, que prima pela formação da cidadania e pelo fato de possibilitar um
ensino através de uma gestão participativa na escola. Sendo assim está pesquisa é
apenas um início, pois requer a continuidade da busca, para que certamente no
futuro seja levantada uma proposta onde haja a interação efetiva entre a Educação
Matemática e a Gestão Democrática.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: